Em menos de 7 meses, equipamentos do Aeroporto de Passo Fundo já apresentam defeitos
Passados apenas 7 meses desde sua efetiva instalação e manutenção inicial, o equipamento PAPI, o qual é um conjunto de luzes para guiar o nivelamento e direção da pista aos pilotos que se aproximam do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo, apresentou defeito. O problema foi informado para todos os pilotos por meio do documento NOTAM, emitido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) na última semana. O NOTAM informa que o sistema luminoso da cabeceira 09 estará inoperante por 30 dias, podendo ser revogado antes.
O defeito, apurado pela Uirapuru, está em uma lâmpada que queimou, porém, torna inoperante o equipamento na chamada cabeceira 09 da pista local, que compreende o sentido do pouso quando a aeronave vem do centro da cidade em direção ao Aeroporto.
O pouso, no sentido quando a aeronave vem da Efrica para o Aeroporto pode utilizar o PAPI, uma vez que todas as luzes estão operantes daquele lado da pista. Destaca-se que não estão proibidas as atividades a jato no Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo devido ao problema, porém, fica a critério do comandante da aeronave decidir se vai ou não pousar sem o PAPI operando na cabeceira 09 da pista.
Os equipamentos são de grande importância para auxiliar nos pousos e decolagens em dias de baixa visibilidade ou durante a noite. Estes mesmos equipamentos PAPIs foram um grande entrave quando o Aeroporto local estava para ser liberado em março, passando por vários reparos até sua liberação. Na época o problema estava justamente nas luzes que não acendiam em sua totalidade durante os testes.
*Mateus Miotto - Uirapuru.