Acidentes no trânsito são a terceira maior causa de mortes no mundo
Prudência, atenção e cuidado são pontos indispensáveis para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes no trânsito são a terceira maior causa de mortes do mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. Mas o que fazer para mudar esse cenário de violência nas estradas?
E quem pensa que o lado emocional não interfere no trânsito, se engana. Quando pensamos na formação de um condutor, a questão emocional não é contemplada. O que na opinião da especialista Salete é um erro, já que estar na direção de um veículo automotor pode dar uma falsa sensação de poder, o que torna a situação perigosa.
A inteligência emocional permite ao condutor uma direção mais consciente e segura, porém, o cotidiano tende a fazer com que as pessoas acumulem tarefas e responsabilidades. Quando não administrada corretamente, essa situação tem um impacto negativo quando falamos sobe o equilíbrio emocional desses indivíduos. As consequências disso tornam o trânsito mais violento, por conta da maior agressividade e do estresse ao volante.
A psicóloga Tassiane Kunsch afirma que o estresse pode ser um gatilho de ocasiões no trânsito. “As pessoas já trazem em algumas situações esse estresse, seja por algo que está vivenciando no trabalho ou no âmbito familiar. Então, quando se está no trânsito, que também desencadeia uma falta de tolerância, seja pelo engarrafamento ou por uma ‘fechada’ de outro motorista, é gerado um desgaste físico e mental”.
Para mudar as estatísticas relacionadas a discussões no trânsito é necessário analisar o comportamento individual para gerar uma mudança social, e assim, mudar o cenário de violência nas estradas.
*Folha de Vitória