Aprovada abertura do processo de impeachment contra Marchezan Júnior
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou na tarde desta quarta-feira a abertura de processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O placar final foi de 31 votos a favor da abertura e quatro contra. O presidente da Câmara, Reginaldo Pujol, não vota. Em seguida, a Câmara definiu, por meio de sorteio, os três vereadores que vão integrar a comissão processante, que terá o período de 90 dias para analisar se o pedido deve ter prosseguimento ou ser arquivado. Foram sorteados: os vereadores Hamilton Sossmeier (PTB), Alvoni Medina (Republicanos) e Ramiro Rosário (PSDB).
Esse é o sexto pedido de impedimento contra o prefeito da Capital. Os anteriores foram arquivados. O argumento é o uso de recursos do Fundo Municipal de Saúde para pagamento de gastos com publicidade.
Em ofício à Câmara de Vereadores, o prefeito fez esclarecimentos sobre os gastos. Ele explica que todo o gasto de saúde deve ocorrer via fundo de saúde e que o valor orçado para publicidade via fundo municipal foi aprovado pela Câmara no ano passado. “É notória a ausência de justa causa para o pedido de impedimento formulado, razão pela qual venho requerer a rejeição de plano, considerado o não preenchimento dos mínimos requisitos legais e constitucionais”, finaliza o ofício assinado pelo prefeito.
*Correio do Povo