Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
13°
13°C
Espumoso/RS
Chuvas esparsas
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Geral

Videomonitoramento colabora para diminuição de crimes em Passo Fundo

Videomonitoramento colabora para diminuição de crimes em Passo Fundo
23.07.2020 08h15  /  Postado por: Luzia Camargo
O Sistema de Vidomonitoramento do município está possibilitando para a área da segurança uma ferramenta de utilidade na prevenção e na investigação dos delitos. Os números de furtos e de roubos ocorridos neste semestre diminuíram.
“A prestação de serviços realizados pelos órgãos de segurança pública de nossa cidade, tanto Brigada Militar como Polícia Civil, tem se revestido de grandes resultados. Estamos de parabéns em contar com equipes altamente profissionais, dedicadas e competentes. Já há alguns meses que estamos com os indicadores de criminalidade em baixa, somado a isso, temos o uso da ferramenta de videomonitoramento que está em uso e vem ajudando no combate ao crime, através da prevenção e da investigação pelos órgãos competentes”, destacou o secretario de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.
Conforme dados da Brigada Militar, o somatório de roubos a pedestre, estabelecimentos comerciais, residências e veículos comparado entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2019 diminuiu em 18,37%. O furto de veículos, ocorrência que sempre esteve em evidência no município diminuiu 42,92%. O furto qualificado também diminuiu 5,38%.
A Polícia Civil também tem se utilizado dos equipamentos, aliado à instalação de uma central da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), através do espelhamento de imagens. Foram elucidados diversos crimes como roubos e furtos de veículos, roubos a pedestres, homicídios e outras ocorrências. Os equipamentos têm ajudado nas investigações por meio das imagens fornecidas por câmeras instaladas em pontos estratégicos nas diversas regiões da cidade.
O sistema possui 175 câmeras instaladas e monitoradas na Sala de Operações do 3ºRPMon. O município, com recursos próprios, adquiriu 87 câmeras e mais um servidor de 50 terabytes, conseguindo assim o armazenamento das imagens por até 30 dias. O projeto Guardião adquiriu outras 88 câmeras. Esse investimento já está dando os resultados esperados pela comunidade, principalmente, pelos órgãos de segurança pública.
Fonte: Ascom Prefeitura de Passo Fundo
Foto: Rádio Uirapuru/ Caroline Lima/Acisa
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.