Governo do Estado proíbe abertura do comércio em Passo Fundo e Lajeado
Na tarde desta quinta-feira, 30, foi anunciado pelo Governador Eduardo Leite um novo decreto que determina regras específicas de distanciamento social de acordo com a realidade de cada região do Estado. As mesmas serão classificadas com as bandeiras amarela, laranja, vermelho e preto.
O rápido avanço da covid-19 e as restrições da capacidade de atendimento dos hospitais fizeram que o Governo estabelecesse que as regiões de Passo Fundo e Lajeado fossem classificadas com a bandeira vermelha, que é de estado de alerta. Desta forma, o comércio deverá ser fechado a partir deste dia 1º de maio. Como no dia 09 é Dia das Mães, foi permitida a venda sistema online, na modalidade drive-thru, pague e leve ou tele-entrega.
“O decreto que estamos emitindo restringe e veda a atividade. No entanto, estamos vivendo um momento que precede o dia das mães, data importante para o comércio e por isso vai constar nesse decreto a possibilidade do sistema ‘drive-thru’, venda online, passar e buscar no shopping, ou também ‘take-away’, pague e leve, ou por ‘delivery’”, destacou.
O governador informou que os prefeitos poderão regulamentar de forma excepcional este tipo de venda com decretos municipais. Passo Fundo tem 155 casos de coronavírus e 11 mortes, sendo que 28 pessoas se recuperaram.