RS Verão Total 2020 começa e segue até 2 de março
Com a chegada das festas de fim de ano e também do verão, milhares de gaúchos se deslocam rumo ao litoral. O objetivo é desfrutar das belezas naturais do Rio Grande do Sul, de preferência com muito sol e banho de mar. Para que esses momentos de lazer e descanso estejam garantidos, o governo gaúcho trabalha em uma força-tarefa que envolve secretarias, órgãos e entidades ligadas ao Estado – a operação RS Verão Total 2020. Lançada neste sábado (21/12) na avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, a operação tem o intuito de melhorar os serviços prestados à população. Cabe ao Gabinete do Vice-Governador a coordenação executiva das ações.
Até o dia 2 de março de 2020, moradores e turistas que visitarem as praias e balneários do RS contarão com mais policiamento, operações de trânsito como a Balada Segura, ações de acessibilidade a exemplo do Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e investimentos pontuais na rede de saúde dos municípios.
No discurso, o governador Eduardo Leite destacou a importância de uma atuação conjunta entre os 30 órgãos do Estado. Só na Brigada Militar (BM) o reforço será de 1.080 policiais. “Nós estamos aqui celebrando uma operação Verão RS Total 2020 que vai permitir atenção aos veranistas e moradores. Mais segurança nas praias, recursos para saúde e cultura. Uma atenção especial aos turistas e, principalmente, às pessoas com deficiência”, disse Leite.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, disse que a operação é mais do que um objetivo, mas uma obrigação do Estado perante os gaúchos. “Todas as áreas do nosso governo potencializarão os serviços públicos. Para os municípios do Litoral e da Costa Doce, este é um momento importante. Nada mais justo do que aportar esse serviço público para aqueles que virem passar suas férias, aproveitar os dias com suas famílias. Desejo a todos os servidores públicos uma feliz operação”, disse Ranolfo.
Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da BM, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), mais de 3,2 mil pessoas irão reforçar as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o Litoral. A presença também estará ampliada na Serra, na Costa Doce e nas fronteiras. No total, durante o período da operação, o Estado vai investir R$ 23 milhões para o custeio e diárias do reforço da segurança no veraneio.
Autor e foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini