Terça-feira, 07 de Julho de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
12°
10°
10°C
Espumoso/RS
Alguns chuviscos
Ao Vivo:
Região

COMAJA quer desenvolver a região também pela agroindústria

24.01.2013 09h16  /  Postado por: upside

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA), entre seus vários projetos visando o desenvolvimento de seus municípios associados, está a viabilização de agroindústrias. Reunião neste sentido aconteceu na última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores de Ibirubá, às 09h. A grande maioria dos municípios associados enviou representante para ouvir a manifestação dos técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estiveram na região para falar sobre seu ingresso no SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Os técnicos se revezaram colocando aos integrantes das prefeituras os passos de como viabilizar uma agroindústria a partir de sua parte legal e de saúde, as regras do credenciamento, as vantagens que os produtores terão tendo seus municípios integrados ao Sistema, entre outros.
Conforme os técnicos, entre as vantagens está a garantia dos produtos consumidos, o aumento de emprego e renda, além do estímulo para a criação de novas agroindústrias, entre outros.
Conforme o presidente da AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí), ex-prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn, a ideia é viabilizar as agroindústrias em todos os municípios associados ao COMAJA e fazer com que elas cresçam e venham a se tornar grandes empresas dando renda para seus proprietários e sendo mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento dos municípios. “Vamos começar com uma, duas ou três agroindústrias e, com o passar do tempo, com ajuda oficial e, por tanto amparadas, estas empresas irão crescer e gerar emprego e renda e ainda servir de incentivo para que outras mais surjam em toda a região. Isso é, pois, o que vislumbramos para os nossos municípios. Se somos produtores de alimentos, porque não irmos além do nosso dia a dia”, disse.
Após as manifestações, foi assinado o protocolo de adesão entre COMAJA e MAPA. Assinaram o protocolo pelo Consórcio o seu presidente, Vilson Roberto Bastos dos Santos, ex-prefeito de Cruz Alta; e o presidente da AMAJA, Clair Kuhn. A reunião teve a participação de vários prefeitos eleitos.
O projeto é piloto no Brasil.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.