José Eduardo Boffino de Almeida Monteiro, pesquisador da Embrapa, comenta sobre os impactos climáticos na agricultura brasileira
José Eduardo Boffino de Almeida Monteiro, pesquisador da Embrapa, comenta que a agricultura brasileira tem sido prejudicada com o agravamento dos riscos climáticos observado nas últimas décadas, em particular nos últimos anos. Entre as consequências estão o aumento da frequência e intensidade de eventos adversos com danos e prejuízos crescentes aos sistemas de produção, a redução progressiva de janelas de cultivo agrícola e de áreas de produção sustentáveis, dificuldades à implantação da segunda safra em várias regiões do país, expansão do semiárido e surgimento de regiões áridas no Brasil.
De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Ministério da Integração, eventos climáticos extremos resultaram em prejuízos econômicos de R$ 443 bilhões no Brasil entre 2014 e 2023. Os impactos nos sistemas de produção agropecuários representam 81% desse total, com um aumento significativo nos últimos anos.
Confira a matéria completa abaixo.
Reportagem: Pedro Vedoia