Ocorrências da Polícia Civil Regional Cruz Alta
No dia 14/04/2024, às 20h, registro de furto em Cruz Alta:
Histórico
O comunicante possui uma chácara e do local foram furtados dois porcos, os quais foram retirados de um chiqueiro e abatidos no local. Em outra oportunidade, constatou que foram furtados outros dois porcos, levados vivos, ou seja, não foram abatidos no local. Uma cerca foi cortada, acreditando que provavelmente era para furtar uns terneiros, mas não conseguiram levá-los.
Órgão de Destino: DECRAB CRUZ ALTA
NO dia 14/04/2024, às 02h30, flagrante de tráfico de entorpecentes, em Cruz Alta:
Histórico
Policiais Militares, durante patrulhamento, visualizaram um indivíduo sentado em uma parada de ônibus, o qual, ao notar a presença da polícia, arremessou ao solo um objeto branco e levou as mãos no bolso frontal de seu casaco moletom onde havia um elevado volume característico ao de arma de fogo. Diante dos fatos, a equipe deu voz de abordagem ao indivíduo e, durante a busca pessoal, verificou-se que o volume na cintura tratava-se de uma balança de precisão, junto desta havia uma porção de substância análoga à cocaína, embalada em sacola plástica, um telefone celular e dinheiro. No solo, onde o objeto citado havia sido arremessado, foi encontrado outra porção da mesma substância com características similares à cocaína. Indivíduo foi encaminhado à UPA para exames de lesões e posteriormente à DPPA para registro.
Órgão de Destino: CRUZ ALTA – DRACO
No dia 14/04/2024, às 13h30, flagrante de embriaguez em Selbach:
Histórico
Policiais Militares foram informados por populares que o condutor de um veículo estaria embriagado e realizando manobras do tipo zigue-zague e cantando pneu e que o mesmo teria colidido em outro veículo, o qual estava estacionado em via pública. A guarnição se deslocou e ao encontrar o motorista, o mesmo inicialmente aceitou se submeter ao Teste do Etilômetro tendo como resultado 1,11 mg/L. Em consulta ao sistema, verificou-se que o motorista está com a CNH cassada. Diante dos fatos, foi dado voz de Prisão em Flagrante ao indiciado, o qual então resistiu à prisão, desobedecendo às ordens emanadas dos Policiais Militares, tendo feito menção de que sairia do local, sendo então necessário o uso moderado da força e algemação conforme Súmula Vinculante nº 11 do STF , sendo conduzido até o Hospital e após apresentado nesta DPPA.
Órgão de Destino: SELBACH
No dia 13/04/2024, às 15h50, estelionato em Cruz Alta:
Histórico
Comunica que recebeu ligação em seu telefone fixo de pessoa que identificou-se como funcionário de operadora telefônica e foi informada de que teria direito a uma redução de tarifas em seu plano telefônico/internet. Nesta ligação, passou apenas o número de sua conta e nenhum dado a mais. Mais tarde, recebeu mensagem, via aplicativo, o qual seria telefone de contato do serviço de proteção de contas de um banco. Após primeiro contato, a chamada foi refeita para seu telefone fixo, onde pessoa que identificou-se como funcionário do banco afirmou que havia movimentações atípicas e débitos não autorizados em sua conta bancária. O suposto funcionário alegou dificuldades no cancelamento de tais débitos e solicitou para a comunicante que fizesse uma espécie de pix simulado, o qual seria estornado na sequência. A comunicante então efetuou um pix em chave indicada. Ao solicitarem mais um depósito, sem estorno do anterior, a vítima desconfiou tratar-se de golpe. Por fim, informa que os autores do fato possuíam informação sobre diversos dados pessoais seus.
Órgão de Destino: CRUZ ALTA – 01 DEL. POLICIA
No dia 13/04/2024, às 02h20, em Salto do Jacuí:
Histórico
Policiais Militares, durante patrulhamento em local conhecido pela traficância de entorpecentes, visualizaram o indiciado em uma esquina. Devido ao fato de ser conhecido pela guarnição, em razão de seu histórico de roubos e posse de entorpecentes, foi realizada aproximação para se efetuar abordagem, momento em que o indivíduo, ao enxergar a viatura, mostrou nervosismo e se agachou, tentando esconder o rosto com um boné. Foi dada voz de abordagem ao mesmo, que não obedeceu, alegando que não estava fazendo nada de errado. A guarnição reafirmou a ordem de abordagem e o indiciado, então, levantou-se e tentou obstruir com as mãos a revista de seus bolsos. Prosseguindo com a revista pessoal, foi encontrada em um bolso da calça uma porção de maconha, parcialmente embalada em papel laminado, dentro de um estojo. Além disso, foi também encontrada, em seus bolsos da calça, certa quantia em dinheiro, em notas fracionadas, e um smartphone. Diante dos fatos, a guarnição entrou em contato com a Autoridade Policial plantonista, que determinou a apresentação do indivíduo nesta DPPA para lavratura de APF por tráfico de drogas.
Órgão de Destino: SALTO DO JACUI
No dia 12/04/2024, às 20h30, em Ibirubá:
Histórico
Guarnição recebeu informação, de que mulheres estariam vindo em um ônibus e que estariam transportando drogas. A guarnição deslocou até a rodoviária e aguardou a chegada do ônibus. Momento do desembarque dos passageiros, visualizou duas mulheres com as mesmas características da denúncia. No momento que elas visualizaram a viatura, mudaram repentinamente a direção a qual caminhavam, sendo acompanhadas pela guarnição. Foi visualizado que uma das mulheres dispensou, na via pública, um pote transparente, contendo um pacote dentro. Após buscas nas imediações, foi encontrado próximo ao local da abordagem, o pote transparente que havia sido jogado, constatado que havia dentro dele substância análoga a cocaína, embalada em uma sacola plástica e em jornal. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão à indiciada. Encaminhadas as partes ao hospital para exame de lesões, onde a menor de idade disse que não sabia de nada sobre o fato e, com isso, foi liberada ao Conselho Tutelar. A indiciada foi encaminhada a DPPA de Cruz Alta.
Órgão de Destino: IBIRUBA
No dia 12/04/2024, às 13h30min, comunicação de estelionato em Cruz Alta:
Histórico
Comunica que visualizou um anúncio da venda de um veículo, em uma rede social. Enviou mensagens e então o anunciante solicitou seu número de aplicativo. Que realizou a negociação do veículo. Combinou de olhar o veículo com o cunhado dele, pois o veículo estaria em nome desse. Foi orientado pelo vendedor que não deveria falar com seu cunhado sobre valores. Visualizou o carro e fechou o negócio, tendo efetuado uma transferência e um pix como entrada para a pessoa que estava negociando na rede social. Após ter efetuado o pagamento, estava com o dono do carro para efetuar a transferência do bem, porém esse disse que somente faria a transferência após o pagamento, que não ocorreu. Passados alguns minutos, tentou contato com a pessoa que havia negociado pela rede social, porém não conseguiu, tendo sido bloqueado por ele. Em conversa com o dono do veículo, o comunicante percebeu ter sido vítima de um golpe. Órgão de Destino: CRUZ ALTA – 01 DEL. POLICIA
No dia 12/04/2024, às 09h, comunicação de estelionato e fraude eletrônica, em Cruz Alta:
Histórico
O comunicante, ao acessar seu aplicativo bancário, apareceu uma informação de restrição em seu CPF vinculada a uma fatura atrasada. Estranhou a informação, pois não possui cartão de crédito. Ao acessar seu aplicativo do banco da suposta fatura, constatou que de fato havia um cartão de crédito vinculado a sua conta, com parcela em atraso. Salienta que procurou o referido banco, solicitando esclarecimentos, visto que nunca efetuou a contratação de tal cartão. Foi fornecido o extrato do cartão, referindo que foram realizadas compras no cartão, compras estas desconhecidas pela vítima. Que efetuou o cancelamento do cartão e foi orientado pela agência bancária a efetuar o presente registro para encaminhar pedido de exclusão da restrição em seu CPF e estorno dos valores debitados no cartão.
Órgão de Destino: CRUZ ALTA – 01 DEL. POLICIA