Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
33°
14°
31°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Notícias

Jovens têm até 8 de maio para tirar título eleitoral e participar das eleições municipais

Jovens têm até 8 de maio para tirar título eleitoral e participar das eleições municipais
04.04.2024 16h08  /  Postado por: pedrowtech

Jovens brasileiros, entre 16 e 18 anos, têm até o dia 8 de maio para garantir seu título eleitoral e participar das eleições municipais deste ano. O título é o documento que habilita o cidadão a exercer seu direito ao voto, uma peça fundamental na construção e fortalecimento da democracia.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores nessa faixa etária cresceu expressivamente em 2022, alcançando 2.116.781 jovens, um aumento de 51,13% em relação ao pleito anterior.

O processo de alistamento eleitoral pode ser realizado de forma simples e rápida pelo sistema TítuloNet, disponível online. Basta preencher os dados pessoais, anexar as fotografias necessárias para comprovação de identidade e, em caso de eleitores do sexo masculino entre 18 e 45 anos, apresentar o comprovante de quitação do serviço militar obrigatório.

Após o envio da solicitação, o jovem pode acompanhar o andamento do processo pelo sistema e, posteriormente, dirigir-se ao cartório eleitoral mais próximo para emissão do título. É importante ressaltar que, após o cadastro biométrico, a versão digital do título estará disponível no aplicativo e-Título.

Participar do processo eleitoral é uma oportunidade para os jovens influenciarem diretamente o futuro de suas cidades e estados. Além disso, é um exercício de cidadania que contribui para o desenvolvimento democrático do país.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, a Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor, reforçando a importância do voto e o papel ativo dos cidadãos na sociedade.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO