Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
15°
22°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Geral

Luta contra a Endometriose agora é Lei

Luta contra a Endometriose agora é Lei
20.12.2023 15h21  /  Postado por: Tânia Diehl

Promulgada pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira,19, a Lei Nº 16.071/23 que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose no Rio Grande do Sul, de autoria do deputado Gustavo Victorino.

A nova legislação estabelece o atendimento multidisciplinar, a formação e capacitação de profissionais especializados no atendimento às pacientes e o estímulo a exames para diagnóstico da doença.

A endometriose, uma doença que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, é caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. A enfermidade é uma das principais causas de infertilidade, cujos sintomas incluem cólicas menstruais, dores abdominais, entre outras que afetam a qualidade de vida das pacientes, podendo levar a morte.

Para o cumprimento das diretrizes da Política Estadual de Luta Contra a Endometriose, o poder público poderá firmar convênios com instituições para implementação dos atendimentos. O deputado Gustavo Victorino adianta a disposição de pelo menos três hospitais na capital em implementar núcleos de atendimento especializado em endometriose, fazendo um apelo aos hospitais do interior do estado a implantarem, também, centros de saúde da mulher com especialização para o tratamento da doença.

“Muito feliz que minha primeira lei promulgada é de cuidado com a saúde, em prol da qualidade de vida das mulheres”, afirma o parlamentar.

O Diretor da Sociedade Brasileira de Endometriose, Pablo W. Nascimento destaca a importância da criação da Política Estadual de Luta Contra a Endometriose: “O combate a uma doença que acomete mulheres numa fase tão produtiva e que, muitas vezes, as retira do mercado de trabalho ou as impede de ser mãe é, realmente, uma lei de valorização da mulher. Parabéns, deputado!”

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO