Coprel Ecologia em mais uma premiação a produtores e municípios da região
Coprel Ecologia
Preservar, plantar e cultivar. Cuidar do presente, para poder transformar o futuro: este é o objetivo que guia as ações do projeto Coprel Ecologia há 19 anos, em parceria com prefeituras e produtores rurais. Com muita dedicação e carinho pelo meio ambiente, pensando sempre na contribuição contínua para um mundo mais sustentável e colaborativo, já foram recuperados mais de 562 hectares de mata nativa com as mais de 625 mil mudas distribuídas.
Em 2023, a Coprel, prefeituras e produtores seguiram agindo e transformando com as próprias mãos. Nesta sexta-feira (18), a cooperativa realizou a entrega oficial das mudas da 19ª edição, que tem como objetivo o reflorestamento das APP’s – Áreas de Preservação Permanente. Ao todo, foram distribuídos 29.650 mil mudas para 15 municípios participantes.
Assim que as mudas são entregues para as prefeituras e produtores, inicia um processo de acompanhamento e cuidado com o plantio. A Coprel permanece em contato com os municípios para o monitoramento, e uma equipe de engenharia florestal acompanha o manejo das mudas. Nos últimos quatro anos, a média de sobrevivência das mudas de árvores nativas supera 95%.
Além da distribuição de mudas para um novo percurso de plantio, também foram premiados as prefeituras e produtores que obtiveram o melhor desempenho no plantio de 2022. As prefeituras destaque foram: Pontão, Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Tapera e Cruz Alta. Já os produtores premiados foram: Julio Macarini, de Pontão; João Henrique Maldaner, de Lagoa dos Três Cantos; Clóvis Bourscheid, de Selbach; Odilon Caneda Alves, de Mormaço; e Roberto Durigon Lemes, de Cruz Alta.
Coletiva de Imprensa com Presidente Janio Vital Stefanello