Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
15°
20°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programação Musical
Ao Vivo: Programação Musical
Geral

Ministério da Agricultura confirma primeiro foco de gripe aviária em ave doméstica no país

Ministério da Agricultura confirma primeiro foco de gripe aviária em ave doméstica no país
28.06.2023 11h27  /  Postado por: Mirele Caldas

O Ministério da Agricultura confirmou nesta terça-feira (27) o primeiro caso de gripe aviária em uma criação de subsistência. A detecção em ave doméstica ocorreu no município da Serra, no Estado do Espírito Santo. No local, há criação de pato, ganso, marreco e galinha.

O registro amplia o alerta para o avanço do vírus de alta patogenicidade, que até então só havia sido encontrado em aves silvestres no país. O primeiro caso da doença foi confirmado no dia 15 de maio, também no Espírito Santo. Segundo a pasta, as medidas sanitárias necessárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco.

Também foi confirmado pelo Ministério o primeiro foco de gripe aviária em Santa Catarina. O registro se deu em uma ave silvestre. Com isso, os três Estados do Sul, que juntos respondem por 80% das exportações da indústria de frango, têm focos da doença.

Com as novas confirmações, subiu para 50 o total de focos do vírus detectados em aves silvestres. Os casos estão nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A doença ainda se mantém longe dos plantéis comerciais, portanto, segue inalterado o status sanitário de livres da doença no país e nos Estados afetados. Também não há registros da doença em humanos.

GZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO