O titular da 2ª Delegacia do Denarc, delegado Rafael Liedtke, que também comandou a operação policial, diz que a mulher detida vai responder por organização criminosa e também lavagem de dinheiro.
— Ela é, inclusive, companheira e cunhada de dois detentos. Um deles de altíssima periculosidade que foi preso há alguns meses em confronto com a polícia. Ele portava drogas e é investigado por tráfico. Lembrando que iniciamos essa investigação do golpe dos nudes porque traficantes estão migrando para crimes de extorsão e estelionato — diz Liedtke.
O nome da jovem presa não foi divulgado. Além de tentar localizar os foragidos, o delegado ressalta que o trabalho agora é apurar a lavagem de capitais. Segundo ele, a jovem presa e outras 24 pessoas tiveram suas contas bancárias bloqueadas judicialmente. Agentes estão fazendo um levantamento dos valores depositados pelos líderes da quadrilha que aplicavam o golpe.
O inquérito deve ser concluído nos próximos dias, pelo menos a parte relativa às 80 vítimas que trocaram imagens íntimas com integrantes do grupo pensando estar se relacionando com garotas. Liedtke não descarta responsabilizar a adolescente de 17 anos, de Sapiranga, no Vale do Sinos, que vendia seus áudios e imagens para as extorsões.
Sobre a parte da lavagem de dinheiro, a conclusão do trabalho policial não tem prazo. O delegado diz que todos os valores precisam ser checados. Além disso, segue a busca por bens dos criminosos. Uma Mercedes, avaliada em R$ 160 mil, foi apreendida e está sendo usada pela polícia em ações contra o tráfico.
Dicas para não cair no golpe dos nudes:
- Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos
- Desconfie também de solicitações de amizades nas redes sociais
- Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger.
- Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido.
- Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.
- Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência.
- Lembre-se: pedofilia é crime!
Fonte: Polícia Civil