Alunos da Escola Clemente Pereira realizam projeto “Vinagre Saborizado”
Brasil possui mais de 50 milhões de pessoas empreendedoras e 90% dessas pessoas empreendem por necessidade. Sem acesso à educação empreendedora formal, essas pessoas muitas vezes se aventuram pelo desconhecido, aprendendo mais uma vez com a vida e em muitos casos sem saber que o que fazem já é empreendedorismo.
Falar sobre empreendedorismo com jovens já é pauta na mão de quem comanda o jogo há tempos. Aulas sobre comportamento empreendedor já fazem parte da realidade escolar na rede pública escolar.
Formar empreendedores é falar sobre a prática profissional como fluxo de caixa, gestão de projetos ou comunicação. Mas é também falar sobre competências como gestão de tempo, habilidades de liderança e tomada de decisão e trabalho em equipe. Empreendedorismo é mais do que abrir um novo negócio, ou ter uma nova ideia. É sobre ver a solução para quem só vê o problema, é sobre desenvolver o pensamento autônomo criativo e contestador.
Na EEEM José Clemente Pereira, de Espumoso, algumas aulas de empreendedorismo resultaram no projeto denominado “Vinagre Saborizado”. Sobre este assunto, a repórter Tânia Diehl conversou com os alunos Sabrina Moraes e Andrei Cavalli: