Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
25°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programação Musical
Ao Vivo: Programação Musical
Geral

Mulher de 73 anos desaparecida há mais de quatro décadas é encontrada pela Polícia Civil em hotel de Garibaldi

Mulher de 73 anos desaparecida há mais de quatro décadas é encontrada pela Polícia Civil em hotel de Garibaldi
03.02.2023 10h59  /  Postado por: Mirele Caldas

Uma idosa desaparecida há 44 anos foi encontrada pela Polícia Civil de Garibaldi, na Serra, nesta quinta-feira (2). A mulher de 73 anos, que não teve a identidade divulgada, estava morando há cerca de 10 anos em um hotel do município, onde trabalhou entre os anos 1999 e 2000, como auxiliar de limpeza.

Segundo o delegado titular da Polícia Civil do município, Clóvis Rodrigues de Souza, os agentes receberam a informação de que uma pessoa estaria vivendo no hotel em situação de maus-tratos, em um ambiente com condições degradantes.

Ao averiguar a informação, os policiais encontraram a idosa fisicamente bem, mas com sinais de confusão mental. A mulher estava falando pouco e assustada com toda a situação.

— É cedo pra afirmar se ela sofria maus-tratos ou se estava em situação análoga à escravidão. Ela não estava presa em um cativeiro e tinha locomoção no local, podia entrar e sair quando quisesse. Um inquérito foi instaurado e a partir dele vamos saber dizer quais eram as condições reais de vida dela ali — pondera o delegado.

Quando registrou a ocorrência nesta quinta, a equipe verificou que o nome da mulher constava no banco de desaparecidos desde 2021. Uma parente da idosa teria feito o registro e deixado material genético, após solicitação do Instituto Geral de Perícias (IGP), para o caso de localização.

Ainda segundo o delegado, a família procurava por ela mesmo antes de 2021, mas não havia feito o registro formal na delegacia. Por esse motivo o ano do registro do desaparecimento é tardio.

Conforme Souza, pelo menos nos primeiros anos, a mulher teria ficado desaparecida por opção. Por questões familiares que teriam ocorrido há 44 anos, ela optou pelo afastamento da família.

— Ela não falou sobre ter procurado a família, talvez por causa de todo o tempo que ficou sozinha ela acabou criando um ambiente para viver a vida dela. A família nos contou quais foram os motivos do afastamento, mas em respeito a todos eles, não vamos tornar isso público — afirma.

Após encontrar a idosa, a polícia conseguiu localizar familiares dela que moram no município de Cachoeirinha. O reencontro entre familiares foi emocionante, conforme o delegado:

— Ela estava um pouco assustada, mas depois que reencontrou a família foi bonito e emocionante. Imagina ficar tanto tempo afastado da família, deve ter passado um filme na cabeça dela.

Um inquérito policial vai investigar se a mulher tinha algum vínculo empregatício com o hotel onde estava morando. Após os esclarecimentos necessários, a idosa voltou para Cachoeirinha com os familiares. Contudo, ainda conforme Souza, ela será acompanhada por psicólogos e pela Assistência Social e Secretaria de Saúde de Garibaldi.

A reportagem tentou contato com os órgãos de saúde da cidade, mas não teve resposta até a publicação desta matéria.

GZH

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO