Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
34°
20°
25°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Voz do Brasil
Ao Vivo: Voz do Brasil
Notícias

Ao longo deste mês, as prefeituras de 16 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à falta de chuvas

Ao longo deste mês, as prefeituras de 16 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à falta de chuvas
28.12.2022 07h43  /  Postado por: Jornalismo

Ao longo deste mês, as prefeituras de 16 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à falta de chuvas. A primeira a protocolar solicitação com esse objetivo foi a de Tupanciretã (Centro-Oeste do Estado) – o processo foi homologado pelo governo do Rio Grande do Sul e reconhecido pela União, permitindo solicitação de recursos para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas.

Já a cidade de Júlio de Castilhos, na mesma região, aguarda confirmação de seu pedido pelo governo federal. As demais 15 ainda não obtiveram sinal-verde estadual.

A lista abrange Agudo, Benjamin Constant do Sul, Cerro Branco, Cerro Grande, Cristal do Sul, Cruz Alta, Herval, Jari, Manoel Viana, Palmitinho, Pinhal, Redentora, São Gabriel e São Pedro das Missões, todas com encaminhamentos feitos no período de 1º a 27 de dezembro.

Sem alívio imediato

De acordo com boletim informativo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), um cenário de instabilidade climática deve se potencializar até esta quarta-feira (28), com chuva na maioria das áreas do mapa gaúcho. Mas o alívio ainda não virá desta vez para todo mundo, já que os acumulados mais consideráveis ficarão restritos à faixa Norte, próximo à divisa com Santa Catarina.

Embora as temperaturas tenham sido amenas no começo da semana, a previsão é de elevação a partir desta quarta-feira (28). O calor voltará a predominar, principalmente na Região Oeste do Estado. “Com a chuva ocorrendo de forma pouco expressiva e temperaturas se elevando, existe a possibilidade de agravamento da situação relacionada à estiagem”, sublinha o governo gaúcho.

Fonte: Rede Pampa

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO