Projeto de musicalização na educação infantil é destaque em Quinze de Novembro
Musicalizar: Desenvolvendo a comunicação, criatividade e socialização
Historicamente, a música sempre foi tratada como um bem precioso. Uma linguagem que abrange variados assuntos, sentimentos, imaginações e emoções. A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.
A interdisciplinaridade com outras matérias, também mostra o importante papel da música na escola. Por exemplo, a História e também a Matemática, esta, inclusive de suma importância na Educação Musical.
O projeto busca inserir o estudo da música desde a Educação Infantil, a partir dos 3 anos, e do 1º ao 5º ano, no Ensino Fundamental.
Alguns dos objetivos principais do musicalizar, são:
- Resgatar as cantigas e brincadeiras de roda, importantíssimas no desenvolvimento social da criança;
- Ampliar o repertório musical dos alunos, a partir de músicas fora do eixo midiático;
- Instigar o descobrimento do próprio corpo como instrumento sonoro a partir de brincadeiras e ritmos populares brasileiros como o samba, o baião e a milonga, por exemplo;
- Resolver problemas motores e de socialização a partir de brincadeiras musicais.
O ensino da música basicamente, é bastante lúdico e prático, com a participação intensa dos alunos. Jogos, brincadeiras, trabalhos em grupo serão muito utilizados nas aulas. Dependendo do nível de ensino de cada turma, será possível abranger a disciplina de forma teórica, instigando a pesquisa, porém, sempre aliando teoria à prática. Apreciações de variadas peças musicais, de diversos gêneros e estilos, a fim de oferecer uma base musical e o entendimento de questões pertinentes nesta área: o ritmo, a melodia, a harmonia, os instrumentos musicais, o sentido linguístico da obra, entre outros.
*Ascom Prefeitura de Quinze de Novembro.