Sábado, 04 de Fevereiro de 2023
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
29°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programa da Câmara Municipal de Espumoso
Ao Vivo: Programa da Câmara Municipal de Espumoso
Especiais

Cotriel completa 63 anos, e está entre as 500 maiores empresas do Brasil

Cotriel completa 63 anos, e está entre as 500 maiores empresas do Brasil
14.10.2022 11h11  /  Postado por: Mirele Caldas

O surgimento da Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda. tem muito a ver com a cultura do trigo na região.
Por volta de 1950, o Governo decidiu incentivar o plantio do trigo e, além de conceder financiamentos especiais, importou dos Estados Unidos uma certa quantidade de silos metálicos para serem montados no interior, tendo sido Espumoso um dos municípios contemplados com esses armazéns.

Motivados por tais medidas, os produtores dedicaram-se ainda mais ao plantio do trigo, fazendo com que a produção desse cereal aumentasse bastante na região. Mas, com isso, começaram a surgir alguns problemas, tais como: armazenagem, comercialização, transporte do produto, assistência técnica e outros.

Preocupado com esses problemas, no dia 11 de outubro de 1959 um grupo de agricultores espumosenses reuniu-se no Salão Paroquial e decidiu que a situação deveria mudar.

Após trocar ideias, chegou à conclusão que o melhor caminho para isso seria o cooperativismo. Foi aí então que nasceu a Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda. – COTRIEL.

Inicialmente, a Cooperativa limitou-se a receber a produção de trigo dos associados.

Mais tarde, passou a fornecer-lhes sementes de trigo, bem como fertilizantes e outros insumos.

O recebimento da produção de soja dos associados iniciou no ano de 1964, produção pequena, com pouca expressão econômica, mas que prometia grande desenvolvimento.

E desta forma, incentivando a produção de trigo e soja e também a diversificação das atividades na propriedade rural, a Cotriel viu crescer a produção e a renda de seus associados.

Hoje, com 63 anos, a Cotriel é presidida por Leocezar Nicolini, conta com aproximadamente 7300 associados e mais de 1300 colaboradores.

Ouça a entrevista completa com o presidente da Cooperativa ao Giro da Notícia:

Parte 1

Parte 2

Com informações do site da Cotriel

Fotos: Arquivos Cotriel

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO