Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
30°
20°
24°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Paradão de Sucesso
Ao Vivo: Paradão de Sucesso
Mundo

Atirador que matou 13 em escola na Rússia usava camisa com símbolo nazista

Atirador que matou 13 em escola na Rússia usava camisa com símbolo nazista
26.09.2022 10h42  /  Postado por: Mirele Caldas

atirador que abriu fogo em uma escola na Rússia nesta segunda-feira (26) usava uma camiseta com uma suástica, além de uma balaclava. Ele matou 13 pessoas, incluindo sete crianças, e feriu mais de 20 em uma escola em Izhevsk (970 quilômetros a leste de Moscou) antes de cometer suicídio, disseram investigadores.

O assassino se chamava Artiom Kazantsev, tinha 34 anos e foi identificado como um ex-aluno da escola que atacou. “Estamos verificando se era ligado a posições neofascistas e à ideologia nazista”, afirmaram as mesmas fontes.

O Comitê de Investigação da Rússia divulgou um pequeno vídeo em mostra o corpo do homem deitado no chão de uma sala de aula, com móveis derrubados e papéis espalhados. Ele estava vestido todo de preto, com uma suástica vermelha em um círculo desenhado em sua camiseta.

O comitê disse que entre as seis vítimas adultas estavam professores e seguranças, e acrescenta que 21 pessoas, incluindo 14 crianças, ficaram feridas.

De acordo com a agência de notícias Tass, investigadores disseram que o agressor estava armado com duas pistolas e um grande suprimento de munição.

Policiais observam o corpo do atirador, que se suicidou

Policiais observam o corpo do atirador, que se suicidou

PUTIN LAMENTA

Mais cedo, o governador da região, Alexander Brechalov, anunciou em um discurso emocionado que “entre as vítimas estavam crianças”.

O ataque aconteceu na escola número 88 de Izhevsk. O site do centro de ensino informa que o local tem quase mil alunos e 80 professores. O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou um “ato terrorista desumano”.

“O presidente chora profundamente pela morte de funcionários e crianças nesta escola em que foi cometido um atentado terrorista”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

CLIMA TENSO
Izhevsk é uma cidade de quase 650 mil habitantes, capital da república de Udmurtia, que fica na região central do país, a oeste dos Montes Urais, que dividem a parte europeia da parte asiática da Rússia. A localidade abriga as fábricas dos fuzis Kalashnikov.

Carros da polícia e ambulâncias estão próximos à escola que foi alvo de tiroteio nesta segunda

Carros da polícia e ambulâncias estão próximos à escola que foi alvo de tiroteio nesta segunda

REUTERS/STRINGER – 26.09.2022

Brechalov afirmou que “uma pessoa não identificada” entrou na escola, matou um segurança e abriu fogo contra as crianças.

“A operação de retirada terminou e o perímetro está isolado”, disse Brechalov no vídeo divulgado no Telegram. Ele também informou que a Guarda Nacional da Rússia, o FSB (Serviço Federal de Segurança) e as autoridades responsáveis pela investigação estão no local.

O tiroteio desta segunda-feira aconteceu em um momento de grande tensão em várias regiões russas, após o anúncio da convocação militar de centenas de milhares de reservistas para a ofensiva na Ucrânia.

Nesta segunda, um homem abriu fogo em um centro de recrutamento do Exército russo na Sibéria e um militar ficou gravemente ferido.

R7

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO