Sábado, 24 de Setembro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
17°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Hora de Campos Borges
Ao Vivo: Hora de Campos Borges
Agricultura

Cotrijal lança a campanha “O Campo nos Une”

Cotrijal lança a campanha “O Campo nos Une”
30.08.2022 15h22  /  Postado por: Tânia Diehl

A Cotrijal lançou, na manhã de hoje, 30 de agosto, a campanha “O Campo nos Une”, para comemorar os 65 anos da cooperativa. O evento foi realizado no parque da Expodireto Cotrijal, em Não Me Toque.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, falou da importância do cooperativismo “Tenho uma longa história com a Cotrijal, trabalhei por muitos anos na área ligada à imprensa, à comunicação, aos associados da cooperativa, e estou aqui para contar um pouco dessa história, que é o objetivo desse evento, e por isso vocês da imprensa estão aqui, pois são vocês que divulgam tudo o que fazemos, e fizeram muito bem ao longo desses anos”.

Ele continua. “Se a Cotrijal está completando 65 anos de atividades e de sucesso, isso se deve a milhares de mãos que contribuíram, fundamentalmente os associados que nos permitem fazer a gestão da cooperativa. A história que temos para contar é porque nós temos no cooperativismo muita força, e para demonstrar o que é o cooperativismo vamos apresentar alguns números. Uma pessoa em cada sete no mundo está envolvida com o cooperativismo, 280 milhões de empregos são gerados pelo cooperativismo, mais de 1 milhão de produtores estão associados em cooperativas agrícolas, são três milhões de cooperativas no mudo, se as 300 maiores cooperativas fossem um país seria a sexta maior economia do mundo, então veja a força desse sistema”.

O presidente Nei Cesar Mânica agradeceu à imprensa que esteve presente no evento e contou um pouco da história da Cotrial. “Hoje somos a maior cooperativa do Estado, estamos crescendo acima da média das demais. Se lembrarmos o 14 de setembro de 1957, 11 produtores tiveram a visão de criar a Cotrijal num momento em que a cultura do trigo estava enfrentando dificuldades de armazenagem, e todos que os sucederam tiveram importância na história da cooperativa. O início da expansão da cooperativa para Carazinho, depois Passo Fundo, começamos com a produção de leite, suinocultura e bovinocultura, e fomos fortalecendo os negócios na área de varejo e lojas, em 2000 foi criada a Expodireto Cotrijal, que com certeza foi um divisor de águas para o agronegócio do Rio Grande do Sul e do Brasil

E acrescenta. “A expansão da cooperativa se deu porque valorizamos o nosso quadro social, tivemos um crescimento planejado, mas tendo como meta a valorização do nosso quadro social”

Mânica ressaltou que um passo importante para a expansão da Cotrijal foi a incorporação da Coagrisol “A incorporação foi muito importante, e isso se reflete dos números que vamos apresentar agora para vocês. “Hoje nós estamos atuando em 53 municípios, são 18,6 mil associados, 1,3 milhão de hectares de terras cultiváveis, 1,1 milhão de toneladas de armazenadas”

O presidente afirma que o próximo passo da Cotrijal é rumo à industrialização. “Nós precisamos partir para a industrialização, já temos a fabrica de ração, beneficiamento de sementes, está para ser liberado o TRR para beneficiar os produtores, temos o projeto com a CCGL onde se produz e industrializa o leite, então são vários os segmentos em que estamos atuando”.
Ele finalizou falando do evento. “Esse é o evento que dá inicio as comemorações dos 65 anos da Cotrijal que comemoramos em 14 de setembro, aqui estamos para passar essas informações e comemorar com vocês da imprensa que são nossos parceiros. As comemorações seguirão com nossos parceiros e associados. Estamos nos preparando e discutindo projetos, eles são arrojados e desafiadores, mas o mundo está mostrando que o agronegócio tem uma oportunidade muito grande para longos anos, pois produzir alimento é uma dádiva e nós agricultores temos essa oportunidade

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO