Domingo, 14 de Agosto de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
19°
10°
13°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Música, Informação e Esporte
Ao Vivo: Música, Informação e Esporte
Saúde

Estado confirma primeiro caso da varíola dos macacos em Passo Fundo

Estado confirma primeiro caso da varíola dos macacos em Passo Fundo
06.08.2022 09h23  /  Postado por: Mirele Caldas

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul informou em seu boletim diário, divulgado no final da tarde desta sexta-feira (5), que o Estado contabiliza um total de 20 casos confirmados da varíola dos macacos (Monkeypox). Dentre as cidades com casos confirmados está Passo Fundo, com uma confirmação em um morador local. Este é o primeiro caso confirmado da doença na cidade. Os exames são analisados pelo laboratório do Estado após as coletas de suspeitas nos municípios.

A listagem das cidades com as confirmações e o número de casos   é a seguinte: Porto Alegre (5), Viamão (3), Caxias do Sul (2), Canoas (2), Esteio (1), Garibaldi (1), Igrejinha (1), Novo Hamburgo (1), Passo Fundo (1), São Marcos (1) e Uruguaiana (1).  A idade dos pacientes com os casos confirmados não é divulgada pelo Estado.

Transmissão

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

A varíola dos macacos é conhecida desde os anos 70, mas seus sintomas mudaram dos apresentados na época. Causada por um vírus, ela ainda traz mal estar, febre e feridas pelo corpo. No entanto, estas se apresentam de forma mais discreta, menores, como uma espinha ou, conforme últimos relatos, como uma crise de herpes, por exemplo.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO