Festival Internacional do Folclore: vendas de ingressos iniciam na sexta-feira
Passo Fundo já se prepara para a XV edição do Festival Internacional do Folclore. O evento acontece de 4 a 12 de agosto. Os espetáculos, que passarão pelos bairros e região central para que toda a comunidade possa prestigiar, contarão com 12 grupos. Na manhã de ontem (26), foi realizada a apresentação de como o evento vai ocorrer. A apresentação, em coletiva de imprensa, aconteceu na Secretaria Municipal de Cultura, contando com a participação da secretária de cultura Miriê Tedesco.
Conforme Miriê, o espetáculo será inclusivo, estendido e popular. Para tanto, a organização prevê apresentações nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. Também haverão apresentações abertas ao público na Gare, no dia 7 de agosto e também na Morom, como de costume. Já a maior parte das apresentações ocorrerá no CTG Lalau Miranda, a partir das 19h30 para a comunidade, por questões de estrutura e localização.
Miriê explicou ainda que, além dos 12 grupos específicos, o festival terá duas etnias regionais do Estado que devem apresentar sua cultura. Em breve, chegarão à cidade grupos da Argentina, Colômbia, Camarões, Chile, Espanha, Paraguai e Guiné-Bissau e dos estados do Pará e Paraíba. Também, de Erechim e Ijuí, representando as etnias polonesa e portuguesa, respectivamente.
Apresentações diurnas serão realizadas em quatro escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. São elas, em ordem: Guaracy Barroso Marinho, Eloy Pinheiro Machado, Romana Gobbi e Notre Dame. Outra grande novidade é a questão da isenção dos ingressos para alunos. Conforme Miriê, todo o possível para baixar os custos do ingresso ao máximo foi feito. Para apresentações no CTG, o ingresso será R$ 20,00 por pessoa.
Estudantes, idosos e crianças têm direito à meia-entrada. Ou seja, na prática, grande parte dos ingressos serão vendidos pelo custo de R$ 10. Alunos e professores das escolas das redes municipal, estadual e privada do município, mediante agendamento prévio, não pagarão a entrada.
O agendamento das escolas municipais deve ser feito com a Secretaria Municipal de Educação. O das estaduais e privadas, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A partir da sexta-feira (30), os ingressos poderão ser comprados em Passo Fundo, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Brasil, fundos do Teatro Municipal, das 14 às 18hs, bem como no CTG Lalau Miranda no mesmo horário, de segunda a sexta-feira. No sábado será possível também comprar na Secretaria de Cultura, das 14 ás 18hs.
Fonte: Rádio Uirapuru