Sábado, 24 de Setembro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
18°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Hora de Campos Borges
Ao Vivo: Hora de Campos Borges
Geral

Escola Roberto Textor lança iniciativa do Projeto Cotriel Educando para o Campo

Escola Roberto Textor lança iniciativa do Projeto Cotriel Educando para o Campo
06.06.2022 16h02  /  Postado por: Tânia Diehl

Na manhã desta segunda-feira, 06, a Escola Municipal Roberto Textor, de Jacuizinho lançou a sua iniciativa no Projeto Cotriel Educando para o Campo. O evento, realizado na seda da escola, contou com a presença de autoridades e parceiros, bem como alunos e professores da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, também de Jacuizinho, a qual a escola terá uma parceria.

Autoridades e parceiros frisam importância da valorização do potencial da região

Primeiro a se manifestar, o secretário de Educação de Jacuizinho, Alencar Borowski disse que a administração será parceira dos educandários, a fim de desenvolver iniciativas que proporcionem o crescimento de pais e alunos. Logo após, o vice-prefeito de Jacuizinho, Aroldo Moraes lembrou que a escola é exemplo de envolvimento e destacou que um projeto visando fomentar uma rota gastronômica em propriedades da região está sendo implementado.

Representando a Secretaria de Educação de Espumoso, que faz a coordenação pedagógica do Projeto, Cristiane Vione e Janesca Ozelame frisaram que a questão do empreendedorismo sustentável que será tema do Cotriel Educando para o Campo deste ano vem de encontro ao objetivo de gerar qualidade de vida e trazer uma visão empreendedora com sustentabilidade.

O encarregado do setor de comunicação da Cotriel, Roger Nicolini, lembrou que o agricultor é o segmento que mais preserva o meio-ambiente, com uma preocupação constante em manter as suas áreas de proteção e buscar os cultivos que sejam ambientalmente corretos. Também se manifestando em nome da Cooperativa, o gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, destacou que a presença de empreendedores mostra que o projeto foi muito bem aceito pela comunidade, sendo um importante passo para o seu futuro.

Ao final, três exemplos de práticas empreendedoras foram demonstrados: a do produtor Ricardo Oliveira, que trabalha com artesanato em madeira, o qual ainda não comercializa,  Cleuciane Fiuza, a qual tem um extenso plantio de frutas como maçã, bergamota e caqui, sendo que algumas são armazenadas em uma grande câmara fria e a produtora Cristiane Schneider, que se dedica ao plantio de moranguinho, sendo que estas duas últimas vendem a produção para supermercados e fruteiras da região e outras cidades e o produtor Nelcindo Fiuza, no plantio de cana, utilizada na fabricação de melado e de arroz crioulo.  O presidente da Cooperativa Escolar Coopertex, Julio Cesar de Almeida e a coordenadora pedagógica do educandário, Cláudia Textor mostraram o objeto de aprendizagem da mesma e o trabalho para ajudar o educandário nesta e outras iniciativas. A Escola Leonel de Moura Brizola, da cidade representada pela professora Débora Ceolin,  apresentou a sua iniciativa, na qual terá a produção de chás que serão comercializados com a Roberto Textor durante a programação que será desenvolvida pelos educandários.

Escola trabalhará produtos da Semana Farroupilha em sua iniciativa

Ao final, a diretora da Roberto Textor, Mara Vaz Textor revelou que o objeto de aprendizagem da escola será totalmente relacionado às tradições do Rio Grande do Sul. Será aproveitada a área da escola, onde haverá o plantio da trepadeira Lagenaria Sicerari, também conhecida como cabaça, a qual irá gerar o purungo, a ser utilizado na fabricação das cuias, as quais serão personalizadas. Ao mesmo tempo, haverá o plantio de erva-mate, que será fabricada também na área atrás da escola e vendida com a marca da escola. A ideia é realizar no mês de setembro uma mateada, utilizando a semana farroupilha como tema, com a realização de um baile mostrando este trabalho que será o tema trabalhado pela escola.

A realização do Projeto Cotriel Educando para o Campo na Escola Roberto Textor, em Jacuizinho, terá as parcerias da  Emater, Sicredi, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação de Espumoso e a Cotriel.

Fotos e imagens dos vídeos: Delciana Provensi

Reportagens e redação:  Roger Nicolini.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO