A próxima semana deve ser marcada pelo retorno oficial dos voos no Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo. A Azul Linhas Aéreas estipulou para 25 de abril, segunda-feira, a volta da conexão aérea Passo Fundo/ São Paulo. A empresa inclusive está vendendo passagens para o trecho.
No entanto, o avião utilizado será um modelo turboélice com capacidade para 70 passageiros. Mais lento que um modelo a jato, o avião vai levar mais de duas horas para fazer o percurso. A aeronave parte do Aeroporto Viracopos às 15h15 e chegará ao Aeroporto Lauro Kortz às 17h35. Depois, ele decola de Passo Fundo às 18h15 e pousa em Campinas às 20h25.
O uso da aeronave turboélice deve ser temporário pela Azul, uma vez que isso é necessário diante da proibição de aviões à jato no Lauro Kortz. Há hoje a liberação apenas em caráter especial, com prévio aviso, ou jatos em missão militar, como o do Presidente Bolsonaro que inaugurou o novo terminal há alguns dias.
Para que aviões a jato pousem e decolem em Passo Fundo livremente será preciso aferir os equipamentos PAPI. Esta aferição será feita por um avião especial chamado GEIV. Este avião é aguardado para esta semana. Após aferição, se tudo for aprovado, a ANAC vai emitir documento de liberação para jatos. Com isso a Azul deve utilizar um modelo a jato. Já a Gol prepara o retorno a Passo Fundo para 17 de junho, inicialmente usando jatos. A expectativa é que até a data a liberação esteja efetivada.
Fonte: Rádio Uirapuru