Sábado, 25 de Junho de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
15°
10°
11°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Música, Informação e Esporte
Ao Vivo: Música, Informação e Esporte
Geral

Confirmado o 1º caso de dengue em Lagoa dos Três Cantos

Confirmado o 1º caso de dengue em Lagoa dos Três Cantos
06.04.2022 16h43  /  Postado por: Tânia Diehl

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica confirmou o 1º caso de dengue em Lagoa dos Três Cantos. Trata-se de um caso autóctone. A pessoa contaminada pela picada do mosquito Aedes Aegypti já está recuperada, no entanto o caso serve de alerta para toda a população.

Conforme a equipe de saúde que acompanhou o paciente, os sintomas foram muito fortes.

Mesmo antes do diagnóstico, a Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Sanitária seguiu rigorosamente o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde para esses casos, realizando a Pesquisa Vetorial Estratégica, em um raio de 150 metros dos locais indicados, ocasião em que se coletou 14 amostras de larvas que foram enviadas para análise na 6ª Coordenadoria de Saúde. O resultado das análises apontou doze amostras positivas para o Mosquito Aedes Aegypti.

Na terça-feira (05) à tarde, seguindo o protocolo, ocorreu a pulverização dos locais recomendados pela 6ª Coordenadoria de Saúde, estendendo ainda a outras proximidades. “Alertamos a Comunidade da gravidade do assunto e solicitamos que todos estejam empenhados em verificar suas residências e propriedades, inclusive terrenos baldios, com bastante frequência, pois após 7 dias a larva cresce e vira pupa e 2 dias depois o mosquito está completamente formado e pronto para picar. Portanto precisamos do auxílio da população. O mosquito não pode nascer, qualquer criadouro precisa ser eliminado. Uma fêmea pode colocar até 500 ovos durante seu tempo de vida, que varia de 30 a 45 dias, tempo suficiente para picar até 300 pessoas”. Informou a Fiscal Municipal Alesandra Savadinstzky. “Faça sua parte e ajude no controle desta doença” finalizou.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO