Confira o funcionamento dos serviços estaduais durante o Carnaval
Conforme o Decreto 56.291, de 29 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o calendário de 2022 para órgãos da administração estadual, incluindo autarquias e fundações públicas, será ponto facultativo nos dias 28/2 (segunda-feira) e 1º/3 (terça-feira), em virtude do Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (2/3), o decreto informa que expediente começa às 13h. Abaixo, confira horários referentes a serviços do Estado entre sábado (26/2) e quarta-feira (2/3), além de espaços culturais e de lazer.
SEGURANÇA PÚBLICA
Telefones de emergência:
• Polícia Civil – plantão emergências: telefone 197
• SSP – disque-denúncia: telefone 181
• Polícia Civil (Whatsapp/Telegram): 51 98444-0606
• Delegacia online: www.delegaciaonline.rs.gov.br
• Denúncia digital: www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
• Brigada Militar (BM): telefone 190
• Corpo de Bombeiros: telefone 193
• Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM): telefone 198
• Denarc (plantão 24 horas para denúncias de tráfico de drogas): 0800 0518 518
• Defesa Civil Estadual: telefone 199
Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência)
Plantão 24 horas
Telefone 192
Centro de Informações Toxicológicas (CIT)
Plantão 24 horas
Telefone: 0800-721-3000
Disque Vigilância
Segunda (28/2): 8h às 20h
Terça (1º/3): 8h às 20h
Quarta (2/3): 8h às 22h
Telefone 150
DEMAIS SERVIÇOS
DetranRS
Segunda (28/2) e terça (1º/3): não haverá expediente
Quarta-feira (2/3): o atendimento pelo 0800-905-5555 retorna às 8h e o chat do site, às 13h; no Tudo Fácil Lajeado, haverá atendimento presencial (com agendamento) a partir das 13h; nas unidades do Tudo Fácil de Porto Alegre, o atendimento presencial retorna na quinta-feira (3/3).
• Centros credenciados pelo DetranRS onde são prestados os serviços de habilitação (CFCs), veículos (CRVAs), desmanche (CDVs) e depósito (CRDs) terão funcionamento facultativo nessas datas quanto ao atendimento ao público, conforme a Portaria DetranRS nº 51/2022, publicada em 21/2/2022. • Os Centros de Remoção e Depósito estarão fechados para retirada de veículos, mas as remoções por solicitação dos agentes de fiscalização de trânsito e das polícias permanecem com funcionamento normal.
Procon RS
Segunda (28/2) e terça (1º/3): sem atendimento
Quarta (2/3): às 13h, retoma o atendimento pelo WhatsApp (51) 3287-6200 e pelos canais de atendimento eletrônico informados em https://www.procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor
(O Procon RS somente atende consumidores de municípios onde não há Procon instalado.)
Receita Estadual
As demandas de serviços da Receita Estadual e do Fale Conosco podem ser efetuadas normalmente por meio dos canais virtuais. No entanto, em função do Carnaval, os dias 28 de fevereiro (segunda) e 1º de março (terça), bem como a manhã do dia 2 (quarta), não serão considerados como dia útil para contagem do prazo de atendimento. Para saber mais sobre o atendimento da Receita Estadual, consulte a Carta de Serviços da Receita Estadual no site receita.fazenda.rs.gov.br.
As entregas do Cartão Devolve ICMS em Porto Alegre serão interrompidas até quarta (2/3), retornando quinta (3/3), das 8h às 11h. No interior do Estado seguem conforme atendimento do Banrisul.