Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a utilização de autotestes de Covid-19 no Brasil nesta sexta-feira (28). A decisão da Diretoria Colegiada da agência acontece após análise de informações complementares enviadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com as regras vigentes da agência, o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas de notificação compulsória, como a Covid-19, só podem ser feitos caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A autorização permite a comercialização e uso dos exames no país.
Os exames, que podem ser feitos em casa, permitem realizar o acompanhamento das condições da doença. No entanto, os testes não são conclusivos para o diagnóstico segundo a Anvisa. O Presidente da Sociedade Rio-grandense de Infectologia, Alessandro Pasqualotto fala a respeito das vantagens do autoteste.
Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, a testagem tem sido apontada por epidemiologistas como uma estratégia fundamental para o enfrentamento da doença. A partir do diagnóstico e do tratamento adequado dos pacientes, é possível orientar o distanciamento social e promover o rastreamento de outras pessoas que podem ter sido expostas à infecção. O presidente da sociedade de infectologia comentou sobre a possibilidade de a variante Ômicron ser o começo do fim da pandemia de covid-19.
Sobre a vacinação, o infectologista gaúcho disse que as pessoas só tem liberdade de poder circular normalmente devido à alta cobertura vacinal existente no Brasil.
FONTE: CNN BRASIL