Sicredi Espumoso RS/MG distribui mais de R$ 3 milhões de juros ao capital dos associados
Quando você se associa a uma cooperativa de crédito, passa a ser dono de uma parte dela, uma cota, chamada de capital social. Este valor é direcionado a uma conta exclusiva – a conta capital – e, anualmente, rende juros. Na última quinta-feira, 16, os associados da Sicredi Espumoso RS/MG receberam o crédito dos juros referentes ao seu capital social no ano de 2021. O valor foi creditado na conta capital de cada associado, totalizando cerca de R$ 3 milhões distribuídos, representando um percentual de 4%.
Os juros ao capital social são parte dos rendimentos que você recebe por ser associado. A eles, se somam os valores da distribuição de resultados, um percentual do resultado líquido da cooperativa, definido em Assembleia, que é distribuído conforme a rentabilidade de cada associado ao longo ano após o encerramento do período assemblear.
A assessora de negócios da Sicredi Espumoso RS/MG, Paula Machado da Silva fala a respeito.
Todos os associados deverão informar o valor recebido de Juros ao Capital como rendimentos tributáveis na sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, bem como o imposto de renda retido, quando for o caso.
O capital social é parte do patrimônio da cooperativa e confere solidez a ela. Mas é, também, uma forma de investimento, como uma poupança a longo prazo. Converse com o seu gerente para entender como você pode integralizar o capital ao longo do ano e aumentar os rendimentos anuais. Para conferir o valor dos rendimentos, acesse o extrato da sua conta capital por meio do aplicativo Sicredi ou do Internet Banking.
TEXTO: SICREDI PIONEIRA
ADAPTAÇÕES: ROGER NICOLINI