Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
32°
17°
26°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Bom Dia Líder

SmartCoop é exemplo de ferramentas que fomentam a Agricultura digital 

Tecnologia no campo auxilia em resultados expressivos na produtividade e rentabilidade
SmartCoop é exemplo de ferramentas que fomentam a Agricultura digital 
12.11.2021 06h49  /  Postado por: Roger Nicolini

A agricultura digital (ou agricultura 4.0) compreende diversas ferramentas com o objetivo de coletar, armazenar, compartilhar e analisar dados envolvendo todo o espectro da cadeia de valor. Ou seja, aprimorar e controlar melhor as práticas agronômicas através da tecnologia em busca de resultados mais assertivos. A agricultura 4.0 possui camadas de informações que podem ser cruzadas e analisadas a cada ciclo produtivo, o que favorece as tomadas de decisões. Dessa maneira, é possível proporcionar um trabalho mais assertivo a técnicos e produtores com melhor eficiência produtiva, lucratividade e responsabilidade ambiental.

Conforme Geomar Corassa, coordenador da Rede Técnica Cooperativa, dois exemplos que estão alinhados às diretrizes da agricultura digital são a Rede Técnica Cooperativa (RTC) e a SmartCoop. No caso da plataforma digital das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul, há uma série de tecnologias que auxiliam os associados em diferentes etapas do processo produtivo, desde o monitoramento e manejo dos talhões até o momento de comercializar a produção, explica.

Geomar  ressalta a diferença entre agricultura digital e outro termo muito popularizado, agricultura de precisão. A agricultura de precisão foi introduzida no Brasil no início dos anos 90  e envolve uma série de tecnologias olhando da porteira para dentro, como manejo da variabilidade, mapas de colheita e aplicação à taxa variada de insumos, já a agricultura digital engloba tudo isso, mas vai além, com uma visão da porteira para fora da propriedade, destaca.

Texto e Imagem: ASCOM CCGL

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO