Sábado, 27 de Novembro de 2021
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programa da Câmara de Vereadores de Espumoso
Ao Vivo: Programa da Câmara de Vereadores de Espumoso
Bom Dia Líder

Feriado de Finados deste ano com menos acidentes fatais na área da PRF de Lajeado

Feriado de Finados deste ano com menos acidentes fatais na área da PRF de Lajeado
04.11.2021 07h31  /  Postado por: Roger Nicolini

A Polícia Rodoviária Federal encerrou na terça-feira, 02, a Operação Finados 2021. As ações, que tiveram início na sexta-feira, dia 29/10, voltaram-se ao monitoramento dos indicadores de esforços, criminalidade e acidentalidade, com policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais.

Na região sob a responsabilidade da Delegacia em Lajeado, conforme previsto pela PRF, houve aumento no fluxo de veículos em ambos os sentidos, especialmente na sexta-feira à noite e no sábado pela manhã, saída para o feriado, e na terça-feira à tarde e à noite, no retorno. Embora tenham sido observados alguns períodos de lentidão em locais onde existem afunilamentos de pista e acessos de outras rodovias, o trânsito ficou bem distribuído durante esses dias de maior movimento. Destaca-se aqui a conscientização dos motoristas, que anteciparam ou retardaram o momento da saída, possibilitando uma viagem mais tranquila a todos que utilizaram a BR 386.

Na maior parte da operação, a PRF contou com reforço de 100% no efetivo, e intensificou as fiscalizações, as quais tiveram foco nas ultrapassagens indevidas, falta do uso do cinto de segurança e embriaguez ao volante, infrações que estão entre as principais causas de acidentes graves. As ações de educação para o trânsito também tiveram destaque, com abordagens educativas a condutores de todos os tipos de veículos.

Essa combinação entre a maior conscientização dos motoristas e o trabalho da PRF culminou na diminuição do número de acidentes graves na comparação com o mesmo período de 2020. Enquanto no ano passado aconteceram sete acidentes que ocasionaram lesões nos envolvidos, em 2021 houve um. Foram 12 pessoas feridas em 2020 e uma neste ano.

Durante a operação, realizou-se fiscalização a centenas de veículos e pessoas. Estas receberam orientações sobre direção defensiva, visando um trânsito mais seguro para todos. As infrações mais recorrentes por parte dos motoristas foram as ultrapassagens irregulares e a falta do uso do cinto de segurança. Realizou-se o teste do etilômetro em 163 condutores, e 10 deles foram autuados por dirigirem sob a influência de álcool.

No enfrentamento à criminalidade, a PRF prendeu cinco criminosos, apreendeu dois revólveres e recuperou três veículos.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.