Educação financeira infantil, por que ela é tão importante
A educação financeira é responsável por fazer com que as pessoas desenvolvam habilidades eficazes para lidar com o dinheiro. É fundamental que ela esteja presente ainda na infância.De acordo com a Associação de Educação Financeira do Brasil 1 a cada 3 estudantes aprendem a poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira.
Pais e escolas têm se empenhado para que crianças aprendam a poupar e controlar gastos. Diante disso, um dos tópicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino de educação financeira infantil. A educação financeira infantil é reflexo de um movimento que vem se consolidando a partir das mudanças das relações de pessoas com o mundo do trabalho e autogestão. Ela é primordial para as novas gerações. Diego Ramos, assessor de desenvolvimento do cooperativismo Sicredi RS/MG fala a respeito.
Diante dessa realidade, é natural que os pais se preocupem com o futuro de seus filhos e sintam a necessidade de fazer com que eles compreendam a importância de controlar o dinheiro. Afinal, isso fará com que eles se tornem adultos mais conscientes. Devemos ensinar que os recursos são escassos e devem ser gerenciados, lembra Diego.
Além disso, a educação financeira infantil serve para que os pequenos compreendam que não se pode ter tudo no momento que deseja. Essa premissa dá margem para ensiná-los a lidar com frustrações e planejamento.
Para ensinar as crianças a organizar melhor seu dinheiro, é importante ensiná-las a traçar metas e objetivos com cada centavo que ganham. O Sicredi Espumoso RS/MG se preocupa em tornar seus sócios conscientes, encerra Diego.
Fonte e foto: Banco Bari