Sábado, 27 de Novembro de 2021
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programa da Prefeitura Municipal de Espumoso
Ao Vivo: Programa da Prefeitura Municipal de Espumoso
Bom Dia Líder

CGH Cascata do Pinheirinho: modelo de geração sustentável e eficiente da Coprel

CGH Cascata do Pinheirinho: modelo de geração sustentável e eficiente da Coprel
25.09.2021 06h54  /  Postado por: Roger Nicolini

A Central Hidrelétrica Geradora (CGH) Pinheirinho é o primeiro empreendimento de geração de energia da Coprel, adquirido em 1991.  A usina possibilitou que a cooperativa iniciasse seu trabalho na área de geração, experiência fundamental para o desenvolvimento de todos os projetos atuais. A CGH Cascata do Pinheirinho, localizada no Rio Pinheirinho, em Ibirubá/RS, gera energia a partir da força da água, uma fonte renovável, e garante mais segurança no suprimento de energia para os cooperantes.

Em 2019, a Coprel ampliou a potência instalada na CGH Cascata do de 0,528MW para 0,88MW, um investimento de mais de R$ 4 milhões. “A Pinheirinho era uma usina bastante antiga, e ela demandava investimentos em modernização. E por meio de estudos, percebemos o potencial do Rio Pinheirinho, e que o mesmo permitia ampliar a capacidade de geração. Então, elaboramos um projeto, e em 2019 colocamos em prática o processo, dobrando a potência instalada”, explica o engenheiro e orientador de projetos da área de geração, Marcos Tauchert. Com esse processo de modernização, hoje a usina é monitorada e operada à distância pelo Centro de Operações da Coprel.

Os investimentos também possibilitaram a integração da Usina Pinheirinho no SIN – Sistema Interligado Nacional. “Todas as usinas do Brasil estão conectadas no mesmo sistema. Então, hoje é possível dizer que a energia injetada aqui na Usina do Pinheirinho, ela pode estar sendo consumida em qualquer parte do país”, conclui Tauchert.

Projetos como esse são exemplos dos investimentos da Coprel Geração e Desenvolvimento em energia limpa e renovável. A usina Pinheirinho aproveita ao máximo as condições geográficas do Rio.  Os resultados econômicos da geração de energia da Coprel são aplicados em novos projetos de geração e nos programas sociais em benefício dos cooperantes.

Ouça a reportagem de Marcos Tauchert.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.