Duplicação da BR 386 deve iniciar nesta semana
As obras de duplicação da BR 386, no trecho concedido a concessionária CCR ViaSul, devem ser iniciadas nesta semana. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, em entrevista à Rádio Diário AM 780 citou que a empresa aguarda a última liberação do IBAMA para que as empresas terceirizadas possam iniciar as atividades. Serão 165 quilômetros de obras a serem feitas até o ano de 2030 no trecho de Lajeado a Carazinho. O trecho Tio Hugo – Carazinho será a última etapa do pacote. A primeira etapa da obra é de Lajeado a Marques de Souza, são cerca de 20 quilômetros.
De acordo com o presidente da concessionária a estimativa é de que as obras gerem demanda para mil empregos diretos e indiretos e o investimento no período será de R$ 4 bilhões. As obras serão feitas em etapas sendo que após o primeiro trecho o próximo serão 25,6 quilômetros entre Fontoura Xavier e Soledade, que deverão estar concluídas até o ano de 2024. A terceira parte da obra, entre Soledade e Tio Hugo, tem 30,5 quilômetros de extensão e deve ficar pronta em 2025. Depois, será a vez do trecho de 54,9 quilômetros entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, com previsão de conclusão em 2028. E por último o trecho de 34 quilômetros entre de Tio Hugo e Carazinho.
Conforme Camilotti, há um acordo entre a CCR ViaSul e as empresas contratadas para que a mão de obra e os insumos utilizados sejam adquiridos nas comunidades locais. “A BR 386 é um importante corredor logístico e o setor logístico é forte na região, 40% do que se produz no estado passa por esta região e é uma obra importante para tornar o investidor cada vez mais competitivo”, cita o presidente que sinaliza que a melhora da estrutura deve garantir deslocamentos em menor tempo, mais segurança e menor consumo, além de fomentar a instalação de empresas ao entorno da rodovia.
Camilotti destacou que a concessionária vem realizando reuniões com prefeituras dos municípios abrangidos pela duplicação da BR 386 e citou que no trecho de Canoas a Carazinho são mais de mil acessos entre comerciais, industriais e particulares.
O diretor também citou que durante o período das obras estará sendo prestado um serviço itinerante onde uma van com profissional e uma maquete eletrônica do projeto estarão circulando pelo trecho em obras, afim de se esclarecer dúvidas.
Fonte: Jornal Diário da Manhã/ Carazinho