Rede municipal de Alto Alegre retoma aulas em modelo híbrido
Nesta segunda-feira (03), as aulas da rede municipal de Alto Alegre foram retomadas com diversos cuidados. As duas escolas municipais, a EMEF Princesa Isabel e a EMEI Otávio Vitório Bertol realizaram diversas reuniões com as famílias para buscar adaptar o retorno com toda a cautela e segurança, atendendo a realidade de cada situação. As Enfermeiras da Ala Covid visitaram as escolas para observar se estavam feitas as adequações de distanciamento, higienização e prevenção, seguindo todos os protocolos de retorno das atividades presenciais.
Os professores estão orientados quanto aos protocolos de saúde e a observar qualquer sintoma gripal nos alunos. A primeira turma a retornar foi o Pré-B da EMEI Otávio Vitório Bertol, que está dividido entre alunos que residem na cidade pela manhã e os alunos do interior a tarde. Por estarem em uma importante fase de desenvolvimento das habilidades necessárias para acompanhar o processo de alfabetização, esta é a única turma que terá aulas todos os dias. As turmas de Pré-A, e Maternal I e II farão revezamento duas vezes por semana.
Na Escola Princesa Isabel, as turmas dos anos iniciais – 1°, 2°, 3° 4°, e 5° anos do Ensino Fundamental – iniciam nesta semana, e as turmas de anos finais – 6°, 7° 8° e 9° anos do Ensino Fundamental iniciam na próxima semana. Desta forma, haverá revezamento com aula uma semana para anos iniciais e na outra semana para anos finais. A volta às aulas presenciais não é obrigatória e as famílias que decidirem por ficar em casa receberão os materiais preparados pelos professores de forma remota.
“Estamos tomando todas as medidas de proteção e prevenção para garantir que as aulas presenciais tenham sequência, assegurando assim a continuidade e o melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, os alunos com a orientação do professor e a convivência dos colegas, terão um ambiente escolar favorável para alcançar os objetivos propostos para cada série, respeitando e valorizando as possibilidades de cada um. Todos precisam aprender, respeitando o seu ritmo e o seu tempo”, destacou a Secretária Municipal de Educação Professora Claudete Morgan.
Saiba quais são as principais medidas adotadas para as atividades presenciais:
Entrada: Aferição da temperatura dos alunos na entrada da escola, higienização dos calçados no tapete sanitizante e das mãos com álcool em gel.
Sala de aula: Classes com distanciamento, sem compartilhamento de objetos, sem atividades em grupo ou aglomerações. Uso de máscara obrigatório, exceto para crianças menores de 2 anos, bem como o uso de EPIs pelas professoras. Álcool em gel à disposição. Higienização constante dos espaços e equipamentos.
Merenda: As mesas foram demarcadas para que o distanciamento entre as crianças. As crianças sentam distantes umas das outras e fazem o lanche, sem seguida voltam pra sala.
Banheiro: O uso do banheiro será para uma criança por vez e logo pós o espaço será higienizado.
Transporte: Todo o aluno que utilizar o transporte para ir até a escola terá sua temperatura aferida antes de entrar no ônibus. Em caso de Febre os estudantes deverão ficar em casa e comunicar a saúde. O ônibus está com os bancos sinalizados para que as crianças mantenham o distanciamento.