Espumoso abre editais de fomento à cultura para destinar recursos da Lei Federal Aldir Blanc
Estão abertas a partir do dia 27 de outubro as inscrições para que a cadeia produtiva da cultura em Espumoso participe de dois editais que fazem parte da lei federal 14.017, denominada Lei Aldir Blanc. O município de Espumoso recebeu R$128.308,30, a fim de contemplar espaços e organizações de cultura e a seleção de projetos das mais diversas linguagens artísticas para serem exibidos em plataformas digitais.
A previsão é de que esses recursos sejam repassados aos artistas e espaços culturais nesse ano, de acordo com os prazos determinados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. Em Espumoso, os espaços cadastrados serão avaliados pelas suas atividades culturais, pertencimento à comunidade, serviços prestados e situação de fragilidade em que se encontram por causa da pandemia.
Depois de habilitados, esses espaços culturais ficarão comprometidos a garantir como contrapartida atividades gratuitas destinadas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas ou em espaços públicos da comunidade. A prestação de contas referente ao uso do benefício será em até 120 dias após o recebimento da parcela do subsídio.
A gestão local da Lei Federal Aldir Blanc definiu que o restante dos recursos serão aplicados em um edital de fomento à cultura com a seleção de projetos com a destinação de recursos por ação selecionada em áreas como artes visuais, audiovisual, artesanato, cultura popular, dança, literatura, música, empresas e produtores culturais, arquitetura e urbanismo, memória e patrimônio e teatro.
A secretária de Educação de Espumoso, Simonara Copini Pastório dá mais detalhes.
Reportagem de Nereu de Oliveira:
Foto: Arquivo Rádio Planetário