Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
37°
19°
19°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Notícias

Governo do RS promete acionar Justiça se escolas militares descumprirem regras para retorno

Governo do RS promete acionar Justiça se escolas militares descumprirem regras para retorno
17.09.2020 17h11  /  Postado por: adrianolima

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai notificar as escolas militares caso descumpram os protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. A deliberação, conforme anunciou o governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, ocorreu durante a reunião do Comitê de Crise. Leite, no entanto, destacou que a medida só vai ser tomada após uma negociação amigável com os entes responsáveis, tanto do Colégio Militar de Porto Alegre, como do Colégio Militar de Santa Maria.

Durante a videoconferência, o governador também anunciou a expedição de um ofício à Prefeitura de Porto Alegre pedindo esclarecimentos sobre o plano municipal de retorno escolar. Com a decisão, o Executivo quer saber se o planejamento de retomada está obedecendo ou não as regras e protocolos impostos em âmbito estadual. Neste mesmo caso, se não houver a readequação, o caso vai ser judicializado.

No início da semana, os colégios militares de Porto Alegre e Santa Maria chegaram a divulgar uma data de retomada do ensino presencial. De forma escalonada, a normalização do calendário escolar nessas instituições tinha retomada prevista para 21 de setembro, próxima segunda-feira. Ontem, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou um acordo com o Comando Militar do Sul para que as aulas reiniciem no dia 28, na forma de projeto-piloto e respeitando os protocolos sanitários recomendados para conter o contágio pelo novo coronavírus. Entretanto, nessa quarta-feira, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual publicaram uma recomendação para a suspensão do retorno escolar.

De acordo com a nota divulgada pelos órgãos, o descumprimento afrontou “as normas sanitárias vigentes em âmbito estadual, loco-regional e municipal para o enfrentamento da pandemia do Covid-19.”

Sobre o planejamento municipal de volta às aulas presenciais em Porto Alegre, Eduardo Leite disse, durante a entrevista coletiva desta tarde, que o Executivo tomou conhecimento sobre alguns detalhes do plano municipal apenas por meio da imprensa.

Na última segunda-feira, a Prefeitura de Porto Alegre apresentou um planejamento de retorno às atividades escolares, a ser debatido ao longo da semana com representantes dos setores ligados à educação. O calendário proposto pelo governo municipal sugere que a retomada das atividades escolares inicie no fim de setembro, a partir do dia 28, retornando com a alimentação na educação infantil, atividades de apoio e adaptação. Já os primeiros níveis com atividade presencial, a partir de 5 de outubro, podem ser educação infantil, terceiro ano do ensino médio, educação profissional e Ensino de Jovens e Adultos (os dois últimos da rede privada).

*Rádio Guaíba

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO