TRF-4 absolve ex-tesoureiro do PT em processo da Lava Jato

A 8ª Turma do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) decidiu, por unanimidade, absolver o ex-tesoureiro do PT, Paulo Adalberto Alves Ferreira, em sessão realizada na quarta-feira (26). Ele havia sido condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosapelo então juiz Sérgio Moro, em 2018, no âmbito da Lava Jato.
No entendimento do tribunal, não há provas suficientes, no processo, de que Ferreira tenha participado de um esquema de recebimento de propina via contrato com um consórcio denunciado pelo MPF.
A condenação de Ferreira era de 9 anos e 10 meses. O presidente da empreiteira Construcap, Roberto Ribeiro Capobianco, também foi absolvido. A pena do empresário era de 12 anos.
Conforme a acusação do Ministério Público Federal, Paulo Ferreira teria, como tesoureiro do PT, solicitado, aceitado e recebido dos integrantes do Consórcio Novo Cenpes vantagens indevidas para si e para o partido, direta e indiretamente, agindo como beneficiário do produto da corrupção.
Os valores teriam sido pagos pelas empreiteiras por intermédio do escritório Oliveira Romano Sociedade de Advogados, de Alexandre Romano, mediante a celebração de contratos simulados ou superfaturados, e repassados em espécie a Paulo Ferreira ou por transferências eletrônicas a pessoas por ele indicadas. Ferreira ficou no cargo no partido entre novembro de 2005 e fevereiro de 2010.
O ex-tesoureiro afirmou que as quantias eram depositadas nas contas de apoiadores do seu mandato ou pessoas que trabalharam em sua campanha política ao cargo de deputado federal pelo RS , em 2010. Segundo ele, não se tratava se propina nem tinha relação com o contrato do Cenpes.
Conforme Ferreira, o advogado Alexandre Romano era responsável por captar e intermediar doações para sua campanha não declaradas porque recebidas fora do período eleitoral.
*G1