Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
13°
12°C
Espumoso/RS
Alguns chuviscos
No ar: Correspondente Ipiranga
Ao Vivo: Correspondente Ipiranga
Geral

Tio Hugo adere à campanha “Máscara Roxa”: Não à violência doméstica

Tio Hugo adere à campanha “Máscara Roxa”: Não à violência doméstica
23.07.2020 08h05  /  Postado por: Luzia Camargo

As regiões do Planalto, Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí aderiram a campanha “Máscara Roxa”, que estimula a denúncia de violência doméstica em farmácias. A partir de agora as farmácias poderão aderir a iniciativa obtendo o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, o qual será identificado pelas vítimas. Os atendentes de farmácias receberão capacitação online para a realização do procedimento garantindo a segurança da vítima.

As farmácias interessadas em aderir a esta campanha deverão entrar em contato através do número 51 99199-3641 (Com atendimento via whatsapp) ou pelo email: comite.gaucho.elesporelas@gmail.com. A adesão é simples, sem burocracia, bem como o treinamento que é enviado através de vídeo.

❓ Como funciona?

Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

O município de Tio Hugo já aderiu à campanha “Máscara Roxa”. A ação foi criada pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres.

 

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.