Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
13°
12°C
Espumoso/RS
Alguns chuviscos
No ar: Bola Em Jogo
Ao Vivo: Bola Em Jogo
Geral

Fungo da Amazônia pode trazer novidades biológicas para a soja

Fungo da Amazônia pode trazer novidades biológicas para a soja
11.07.2020 11h53  /  Postado por: Luzia Camargo

A cada dia novos produtos biológicos vão surgindo e apresentando mais benefícios do que qualquer um químico poderia trazer para as lavouras de soja do país.

A cada dia novos produtos biológicos vão surgindo e apresentando mais benefícios do que qualquer um químico poderia trazer para as lavouras de soja do país. Muitas vezes eles são até mais baratos que o tratamento convencional, pois também diminui a necessidade de se aplicar mais insumos. Desta vez, a Embrapa analisou um fungo do solo da Floresta Amazônica que se revelou um um importante estimulante para o desenvolvimento da soja. E, mais do que isso, também se mostrou eficaz em relação a patógenos presentes no solo. O fungo em questão é conhecido como trichoderma. A Embrapa avaliou mais de mil linhagens, aliadas com duas fontes de fósforo e constataram que muitas delas promovem o crescimento das plantas de soja através da solubilização do fósforo presente no solo.

A bióloga Laura Bononi, que utilizou a pesquisa em seu doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), revela que o fungo foi capaz de produz diferentes ácidos orgânicos durante o processo.

Ouça a reportagem de Luzia Camargo:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.