Passo Fundo: Pessoas em situação de rua de outros municípios são encaminhadas para internação ou cidade de origem pela Prefeitura
06.07.2020 11h12 / Postado por: Luzia Camargo
As ações da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo acontecem diariamente. A busca ativa, realizada através do Serviço Especializado de Assistência Social, é uma das ferramentas que tem o objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua, seja para os serviços que o município oferece, para internação ou para a família.
No caso de pessoas que são de outros municípios, após o atendimento básico, de acordo com a necessidade de cada um, o encaminhamento é feito de outra forma, como explica a secretária da pasta, Elenir Chapuis. “Pessoas que são de fora nós trabalhamos para não criar vínculo com o município, então, procuramos organizar o retorno à cidade de origem, que já tem a história pregressa e melhores condições de realizar o atendimento. A internação, se necessária também não é feita aqui”, afirmou Elenir.
Desde março, foram encaminhadas 89 pessoas em situação de rua para suas cidades de origem e realizadas 30 internações. Atualmente, Passo Fundo tem entre 40 e 50 pessoas em situação de rua.
As internações, através da Secretaria de Saúde, ocorrem porque a grande maioria desse público tem vínculo com drogas e álcool e problemas de saúde mental. “Isso dificulta muito a aderência ao serviço, tratamento e internação. A rua também oferece um descompromisso em relação a tudo, o que piora com a dependência”, disse a secretária. Além disso, Elenir diz que muitas pessoas em situação de rua estão em conflito com a lei: “na pandemia, muitos municípios liberaram alguns presos do sistema prisional”.
Aqui, além da busca ativa, os serviços ofertados são a Casa de Passagem, que oferece banho e refeição, e o Centro Pop, no momento, devido à pandemia, realiza atendimento técnico e encaminhamentos.
Fonte: Ascom Prefeitura de Passo Fundo
Comente essa notícia