Pesquisa estima que mais de 53 mil gaúchos tenham anticorpos para o novo coronavírus
Pesquisa da UFPel estima que mais de 53 mil gaúchos tenham anticorpos para o novo coronavírus.
O governador do Estado do RS, Eduardo Leite apresentou na tarde da última quarta-feira (01/07) a quinta rodada da pesquisa de prevalência do Coronavírus no Estado gaúcho. Assim como nas edições anteriores além de Passo Fundo a pesquisa foi realizada em outras oito cidades chamadas de sentinelas – Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Ijuí e Uruguaiana. Os resultados apontam um aumento na prevalência da doença no Rio Grande do Sul.
A mostra estima que 53.094 pessoas já tenham sido infectadas no estado, o que representa 0,47% da população com anticorpos. Dos 4500 testes realizados, 500 foram aplicados em Passo Fundo, foram registrados 21 positivos, destes três no município. A estimativa é que exista 1 infectado para cada 214 habitantes e uma relação ao redor de 2 casos não notificados para cada caso notificado.
Uma nova fase do estudo deverá acontecer de 24 a 26 de julho. O EPICOVID19 é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul, com apoio de uma rede de doze instituições de ensino superior públicas e privadas. Em Passo Fundo, o estudo conta com o auxílio de professores e pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Imed e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Foto: Foto: Guilherme Almeida / Correio do Povo