Porto Alegre volta a fechar comércio e reduz horário de restaurantes após entrar na bandeira vermelha
Novo decreto da prefeitura de Porto Alegre volta a determinar o fechamento para o público de comércio e de serviços. Publicadas em edição extra do Diário Oficial do município na madrugada de domingo (21), as medidas passam a valer na segunda-feira (22).
Somente poderão atuar quem se enquadre como autônomos e microempreendedores individuais, além de serviços essenciais, como farmácias e supermercados.
Negócios que entrem na categoria microempresa para atividade de comércio ou empresa de pequeno porte, segundo a prefeitura, ficam proibidos de funcionar. Para orientar a população, a prefeitura publicou uma cartilha com as novas regras.
Há uma semana, a prefeitura havia determinado o fechamento de lojas com faturamento a partir de R$ 4,8 milhões.
Outra mudança afeta os restaurantes, que a partir de segunda podem atender presencialmente somente até às 17h. Por trás das decisões, está o rápido avanço da ocupação dos leitos de UTI, e o aumento de circulação de pessoas nas ruas verificado nas últimas semanas.
No dia 2 de junho, 42 pacientes estavam internados em UTIs de Porto Alegre. Neste domingo (21), esse número havia passado para 94. Seguindo nessa proporção, em 15 dias o município atingiria 200 leitos ocupados.
*G1 RS