Governo do RS muda regiões de Santa Maria e Santo Ângelo para bandeira laranja
O governador Eduardo Leite anunciou, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira (16), que as regiões de Santa Maria, no Centro do RS, e de Santo Ângelo, no Noroeste, retornam à bandeira laranjado modelo de distanciamento controlado. Já as regiões de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e Caxias do Sul, na Serra, permanecem com bandeira vermelha.
A medida foi tomada após uma série de reuniões ao longo da segunda-feira (15) com prefeitos de cidades que tiveram uma piora na classificação do último fim de semana. Na região da Fronteira, os prefeitos se recusaram a seguir as regras do distanciamento.
O governo decidiu, após ouvir as sugestões dos representantes dos municípios, que os indicadores passarão a ser consolidados nas quintas-feiras, para que sejam repassados e contestados pelos prefeitos de cada região ao longo do fim de semana. Com isso, o modelo passa a valer nas terças-feiras, e não mais nas segundas.
“O modelo nunca prometeu blindar o Rio Grande do Sul do coronavírus. Permitiu que pudéssemos botar as restrições no momento e no local necessários. Agora, que começam a mostrar inflexões, começa a conter pra evitar o contagio”, afirma o governador.
*G1 RS