Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
22°
14°
15°C
Espumoso/RS
Chuva
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Notícias

Lagoa dos Três Cantos atinge ótima pontuação nas ações do PIT do 2º semestre 2019

Lagoa dos Três Cantos atinge ótima pontuação nas ações do PIT do 2º semestre 2019
28.05.2020 13h53  /  Postado por: Luzia Camargo

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) divulgou a pontuação provisória do Programa de Integração Tributária (PIT) referente ao segundo semestre de 2019. Como padrão definido pelo órgão estadual a pontuação é atingida com base em ações pré-definidas e que trazem o universo de pontos; no programa de educação fiscal (até 20 pontos); incentivo à emissão de documentos fiscais (até 40 pontos); comunicação de verificação de indícios (até 5 pontos); ficha cadastral e digitação de notas fiscais de produtor e transmissão (até 15 pontos) e programa de combate à sonegação (até 20 pontos). Ao final do Semestre é encaminhada a documentação comprobatória das ações e retornado a pontuação de cada município. Lagoa dos Três Cantos atingiu 86 pontos em um universo de 100 pontos, sendo essa a marca máxima desde o início das atividades.

O PIT é um dos fatores que influencia na composição do valor de participação do ICMS aos municípios, ou seja, uma boa posição no ranking se traduz em mais recursos. Pela Constituição, o repasse de 25% ocorre através do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que é calculado de acordo com as variáveis: valor adicionado (75%), área (7%), população (7%), número de propriedades rurais (5%), produtividade primária (3,5%), relação inversa ao valor adicional fiscal ‘per capita’ (2%) e a pontuação no projeto parceria (0,5%), onde entra o desempenho no PIT.

Destaques

Como forma de promover ainda mais a Educação Fiscal na rede de ensino municipal foi criado em 2019, através de um concurso o mascote símbolo do Programa Municipal, onde os alunos confeccionaram a arte base e também o nome para o mascote do Programa – que ficou definido como FISCALAG. Para tanto foi realizada entrega, no dia 27 de maio de um exemplar do mascote ao Prefeito Municipal Dionísio Pedro Wagner como forma de marcar o  incentivo dado em relação ao programa.

As ações deste ano de 2020 foram reformuladas em razão da pandemia do Coronavírus e o GMEF (Grupo Municipal de Educação Fiscal) já está trabalhando para realizar as ações proporcionadas pelo Estado para pontuar neste 1º Semestre do ano.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO