Denúncias de violência doméstica passam a ser feitas também por WhatsApp no RS
Preocupada com o aumento do número de feminicídios durante o isolamento social devido à pandemia de coronavírus, a Secretaria de Segurança Pública do RS lançou um novo meio de comunicação para receber denuncias de violência doméstica
Além dos telefones de emergência, com a campanha Rompa o Silêncio, a secretaria lançou um número de WhatsApp (51 98444 0606). O contato não é para ligações, mas para que as mulheres escrevam, relatem o que vem sofrendo com mais detalhes. A orientação é que elas salvem esse número no celular, no nome de uma outra pessoa, um amiga, um parente.
A diretora da divisão de proteção à mulher, Tatiana Bastos, explica que assim que a mensagem chegar, um policial deve entrar em contato com a vítima em no máximo 24 horas.
“Tentando atender essas ocorrências em, no máximo 24h, oportunizando que ela tenha acesso à medida protetiva de urgência mesmo pelo telefone, a todas as medidas de segurança da Lei Maria da Penha, transporte a local seguro se ela precisar sair de casa. Então, tem toda uma abordagem diferenciada pra minimizar o grau de risco no qual essa mulher esta inserida, mesmo sem sair de casa”, enfatiza a diretora da Divisão de Proteção a Mulher, delegada Tatiana Bastos.
*G1 RS