Programa Troca-Troca 2020/2021 foi anunciado
A angústia da FETAG-RS sobre a realização ou não do Programa Troca-Troca 2020/2021 foi minimizada na manhã de hoje (22), quando o governo do Estado divulgou o Informativo Técnico sobre o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo.
A demanda da agricultura familiar para acesso ao programa é grande, sendo que a maioria dos pedidos do programa são realizados via Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Além da continuidade do programa, vale ressaltar que após muita negociação com as empresas, o valor das sementes de milho e sorgo teve uma redução expressiva de 12,5% em relação ao ano passado. Além do subsídio de 28% no valor das sementes para os financiamentos.
De acordo com o material divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, cada agricultor poderá solicitar até 4 sacas de sementes de milho e/ou sorgo. O período em que o sistema ficará aberto para pedidos ficou definido:
– Para pedidos de sementes para a Safra: de 25 de maio a 5 de junho
– Para pedidos de sementes para a Safrinha: de 8 a 12 de junho
Os agricultores necessitam ir até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município para fazer o pedido.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva “é importante ressaltar o trabalho realizado com a SEAPDR. Pois sabemos que este programa atende muitos agricultores, é um incentivo para a produção e é disso que estamos precisando, que o governo estadual e federal, olhe para as verdadeiras necessidades de quem está no campo”.