Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado com muitas nuvens
23°
13°
16°C
Espumoso/RS
Ensolarado com muitas nuvens
No ar: Giro da Notícia
Ao Vivo: Giro da Notícia
Bom Dia Líder

Normatização de regulação de leitos reforça garantia de atendimento a pacientes com Covid-19

Normatização de regulação de leitos reforça garantia de atendimento a pacientes com Covid-19
09.05.2020 07h56  /  Postado por: Roger Nicolini

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), deve divulgar, nos próximos dias, um documento que prevê normas de regulação do acesso às internações hospitalares. O governador Eduardo Leite anunciou a medida durante transmissão ao vivo pela internet nesta sexta-feira (8/5).

“Temos uma estrutura de leitos já bastante avançada nos hospitais e precisamos aperfeiçoar a regulação, ou seja, o acesso a esses leitos, de modo a administrá-los de maneira mais eficiente para garantirmos que toda a população gaúcha seja atendida”, disse o governador. Para Leite, o conjunto de normas possibilitará o melhor gerenciamento da internação hospitalar no Estado.

A normatização da regulação estadual permite a garantia de acesso a todos os cidadãos que necessitarem de leitos de internação clínica e de UTI tenham acesso de maneira segura e dentro do prazo tecnicamente aceitável.

“Definimos que tanto a regulação estadual como as municipais garantam acesso. Depois que se esgotarem as ofertas em nível municipal, se passa para o nível regional, depois, para o macrorregional e, se houver necessidade de transferência para outra macrorregião, a Central de Regulação Estadual garantirá o acesso ao leito e o transporte”, explicou o diretor de Regulação da SES, Eduardo Elsade. “Nosso desafio é garantir que todos tenham acesso a leitos de UTI em hospitais de referência. As normas trarão mais visibilidade e transparência ao processo”, detalhou.

A portaria também definirá fluxos para garantir o tratamento precoce de pacientes que necessitem de internações. Isso evitará possíveis internações em leitos de UTI e, como última consequência, óbitos. O documento também esclarece que não serão utilizadas somente as UTIs específicas para o tratamento da Covid-19, e sim, todas os leitos de UTI e todos os leitos clínicos disponíveis no Rio Grande do Sul.

“Em algum momento, todos serão necessários no enfrentamento à pandemia, uma vez que o Estado tem o firme propósito de garantir o acesso a todos os gaúchos que precisarem de internação”, reforçou Elsade.

Na quinta-feira (7/5), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, já havia dado a informação, via videoconferência, a prefeitos, dirigentes de hospitais e deputados da região da Serra. O governador Leite também participou na reunião.

Fonte e foto: Ascom Governo RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.