MP-RS pede interdição de frigoríficos de Lajeado devido ao número de casos de Covid-19
O Ministério Público do Rio Grande do Sul ajuizou ações nesta segunda-feira (4) pedindo a interdição dos frigoríficos Companhia Minuano de Alimentos e BRF SA, em Lajeado, no Vale do Taquari, devido ao número de casos de coronavírus na cidade.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Lajeado possui 117 casos confirmados da doença e cinco mortes, sendo a terceira cidade com o maior número de casos, atrás apenas de Porto Alegre e Passo Fundo.
As ações civis públicas ajuizadas pelo MP pedem a paralisação imediata e integral de toda a atividade nas plantas industriais das empresas, pelo período mínimo de 15 dias, com multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento.
O órgão pede também que durante o período de suspensão das atividades, seja feita a higienização e descontaminação das unidades industriais, incluindo sistemas de refrigeração de ar, veículos próprios e de terceiros, espaços internos e externos da unidade, como estacionamento, paradas de ônibus, acessos às empresas, etc.
As empresas deverão ainda elaborar planos de retomada gradativa das atividades para implementação após o período de suspensão das atividades, observando as orientações dos órgãos de saúde.