Frigoríficos do RS somam sete óbitos diretos ou secundários e 124 casos confirmados de coronavírus
Boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (29) pela Secretaria Estadual da Saúde descreve a identificação de surtos de coronavírus em nove frigoríficos no Rio Grande do Sul. O documento tem um capítulo específico para o tema, detalhando a ocorrência de óbito de um trabalhador, acrescido de seis mortes secundárias, aquelas que acometem pessoas e familiares que tiveram contato com os contaminados, no caso, empregados de frigoríficos.
No total, essas plantas somam 16.345 funcionários expostos, sendo 1.570 deles identificados como sintomáticos para síndrome gripal. Nas unidades analisadas, 124 trabalhadores testaram positivo para a covid-19.
As plantas com os surtos ficam em Passo Fundo, Marau, Garibaldi, Lajeado, Carlos Barbosa, Encantado e Tapejara. Os nomes das empresas frigoríficas não são revelados no relatório.
Na segunda-feira (27), a Saúde anunciou a publicação de uma portaria com regras protetivas mais rígidas para o setor, tendo como objetivo conter os surtos nas plantas. Contudo, representantes do setor e deputados se reuniram com o governo estadual e, nesta quarta-feira, a portaria foi publicada com normas para a indústria em geral, trazendo 22 ações de caráter mais genérico, sem observação de especificidades ou sequer a citação dos frigoríficos.
FONTE: GAÚCHA ZH